Docente do DEMA é premiado em congresso e eleito membro de comitê de sociedade internacional

Data de publicação: 27 de fevereiro de 2018. Categoria: Sem categoria
Prof. Ricardo Coelho está à frente de conferência da NAFIPS em 2018 (Foto: Divulgação)

O Prof. Ricardo Coelho, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) da Universidade Federal do Ceará, foi eleito membro do comitê da North American Fuzzy Information Processing Society – NAFIPS (Sociedade Norte-Americana de Processamento de Informação Nebulosa, em tradução livre) para o período de 2017 a 2020. A indicação do docente foi feita em outubro último, durante conferência da NAFIPS, em Cancún, no México.

No mesmo evento, o Prof. Ricardo Coelho teve o artigo “Solving real-world fuzzy quadratic programming by dual parametric approach” (Resolver problemas de programação quadrática nebulosa da vida real pela abordagem dual paramétrica) premiado como segundo melhor trabalho de pesquisa.

A abordagem do artigo parte do fato de, todos os dias, termos de tomar decisões, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. “Algumas dessas decisões envolvem a busca pela solução ótima, sendo necessário formular matematicamente esses problemas. Contudo, há muitas incertezas nos parâmetros desses problemas reais a serem usados em algum modelo matemático”, explica o docente. Diante de várias técnicas de tratamento de incerteza, foi usada, no trabalho, a lógica nebulosa.

NAFIPS 2018 – A conferência da NAFIPS em 2018 será realizada em Fortaleza, de 4 a 6 de julho, sob organização dos professores Ricardo Coelho e Guilherme Barreto, do Departamento de Teleinformática (Deti) da UFC. Em paralelo, será realizado o 5º Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy.

CONSELHEIRO INTERNACIONAL – O Prof. Ricardo Coelho também foi convidado para participar como conselheiro internacional do Committee for Computing Education in Community Colleges – CCECC (Comitê de Educação em Informática em Colégios Comunitários dos Estados Unidos, em tradução livre) da Association for Computing Machinery – ACM (Associação para Máquinas Computacionais, em tradução livre).

Em 2018, Ricardo Coelho também vai integrar a diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) para mandato de dois anos.

Fonte: Prof. Ricardo Coelho, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada – fone: 85 3366 9246